terça-feira, 25 de novembro de 2008

Riscos do trabalho infantil



RISCOS DO TRABALHO INFANTIL

A obrigação de trabalhar expõe muitas crianças e adolescentes a graves riscos de saúde e os conduz à evasão escolar, o que contribui a fechar o círculo de pobreza e precariedade que envolve a população indígena e rural.


As crianças que trabalham em mineração ficam expostas ao perigo de soterramento por deslizamento das rochas, à infecções dos ossos e músculos por cargas excessivas do mineral, à lesões e enfermidades na pele pela exposição crônica ao sol e às altas temperaturas, a agressões físicas e psicológicas recebidas dos mineradores adultos.


As vitimas de exploração sexual sofrem conseqüências físicas e psicológicas. Entre elas baixa auto-estima, tristeza, dificuldade de concentração, desnutrição e maior propensão a doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.


O serviço doméstico envolve produtos químicos e inflamáveis, como os produtos de limpeza, além de aparelhos elétricos. Na cozinha há manuseio de facas e utilização de fogo. Tudo isso apresenta risco de acidente para quem faz o trabalho.

Nenhum comentário: